top of page
Estimulacao Cognitiva

Estimulação Cognitiva

A estimulação cognitiva funciona como uma "ginástica cerebral" propondo preservar e/ou aprimorar, através de exercícios e estratégias, o desempenho das várias funcionalidades do nosso cérebro, tais como a memória (curto e longo prazo), a atenção, o raciocínio, tomada de decisões, a capacidade de resolução de problemas, planejamento e organização, linguagem, funções visuoespaciais e praxia visuoconstrutivas, além do resgate da autoestima, o que consequentemente traz uma melhor qualidade de vida. 

Alguns momentos do nosso dia a dia podem indicar a necessidade de práticas cognitivas, como: 

  • Prestar atenção às tarefas diárias;

  • Recordar nomes de pessoas ou lugares onde deixou objetos;

  • Recordar caminhos;

  • Recordar informações lidas e compromissos;

  • Resolver problemas;

  • Ser mais assertivo e diminuir a ansiedade. 

A estimulação cognitiva é direcionada a adultos a partir de 20 anos até idosos que desejam alcançar uma melhora no desempenho cerebral. 

LETICIA PAK_ICONES SITE_02-12.png

Grupo Memória Ativa

O grupo da Memória Ativa existe desde 2012 e, por meio de uma série de atividades lúdicas, tem ajudado no desenvolvimento neural e na potencialização da cognição dos participantes.

Dentro dos encontros da Memória Ativa, existe uma sessão chamada Cesto de Conversa, um momento de trocas estimuladas pela introdução de novos temas. Essa vivência permite o fortalecimento de vínculos e estimula a socialização entre os participantes, o que gera como consequência um apoio emocional coletivo e uma fonte de inspiração entre os integrantes. 

Agende uma aula experimental gratuita:

Veja também:

Para saber mais...

Cérebro é como músculo:

também precisa de exercícios

LETICIA PAK_ICONES SITE-04.png

Em algum momento da vida, esquecimentos, lapsos e falhas da memória são comuns a todas as pessoas. Mas se persistirem, em intensidade e frequência, com o passar dos anos, podem se tornar um problema. Estudos já comprovaram que a importância de praticar atividades físicas é fundamental para estimular o nosso cérebro, assim como quando o estimulamos através de atividades cognitivas. O cérebro é um órgão plástico, quando o colocamos para trabalhar, criamos conexões neuronais. 

Conforme envelhecemos, as funções cognitivas perdem velocidade e o processo neural começa a não ser mais como antes. Para reverter esse processo, a ginástica cerebral permite que possamos recuperar e criar novas conexões com exercícios específicos.

Assim como a saúde física, a saúde mental é essencial para uma maior longevidade.

  • Instagram Leticia Pak
  • Whatsapp
  • Facebook Leticia Pak

©2022 Letícia Pak

bottom of page